Offline
MONJAS CARMELITAS REZAM PELA 58ª ASSEMBLEIA GERAL DA CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
31/03/2021 07:31 em C N B B
Comunidades Carmelitas do Brasil começaram a rezar pelo episcopado do Brasil que participarão da 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (AGCNBB)  de 12 a 16 de abril. Se encontrarão nesta assembleia, os 309 bispos (e arcebispos) na ativa. Os bispos eméritos, hoje em 165, também são convidados para o encontro.
 
As religiosas do Carmelo de Cachoeiro do Itapemerim (ES) (foto abaixo), conforme informou a irmã Maria José, ocd, intensificaram suas orações pelo encontro. Quem também está em oração pelos bispos e pelo encontro dos bispos brasileiros é o Carmelo São José de São Luís (MA), conforme foto enviada pela madre Maria do Carmo da Eucarístia.

 

 
 

Pela primeira vez na história, a 58ª AGCNBB acontece em formato remoto (on-line), em razão da pandemia da  Covid-19. Em função deste contexto, a Presidência da CNBB buscou alternativas para a realização do encontro anual do episcopado brasileiro e encontrou como melhor opção a forma on-line, por videoconferência, assim como outros encontros já realizados desde 2020.

Tema central

A assembleia tem como tema central: “Pilar da Palavra de Deus – Animação Bíblica da Pastoral”, proposto pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023). Mesmo sem a possibilidade de votação de um documento, será debatido o tema “Casas da Palavra – Animação bíblica da vida e da pastoral nas comunidades eclesiais missionárias”.

Outros temas

Além dos assuntos listados acima, os quais não serão objeto de deliberação, a 58ª Assembleia Geral da CNBB vai tratar da análise de conjuntura; do Ano Vocacional previsto para 2023; dos anos temáticos de São José e Família Amoris Laetitia, convocados pelo Papa Francisco; do Colégio Pio Brasileiro, das Comissões, organismos e Regionais; da criação do Regional Leste 3, das Edições CNBB, do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS); e da pandemia do novo coronavírus.

Os bispos também aprovarão, como de costume, mensagens ao Papa Francisco, à Congregação para o Clero e ao povo brasileiro. Durante a assembleia, também serão apresentados os relatórios do presidente e o econômico. Este também será o primeiro encontro do episcopado com a presença do novo núncio apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, que terá uma audiência on-line com os participantes.

Como de costume, há um momento de espiritualidade dos bispos, o retiro. Será na quinta-feira, 15 de abril, na parte da manhã. Conduzirá este momento o arcebispo de Boston, nos Estados Unidos, cardeal Seán Patrick O’Malley.

Agenda

A 58ª Assembleia Geral da CNBB será de 12 a 16 de abril com sessões pela manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 14h às 17h.

Confira alguns horários da programação já divulgados:

  • Retiro: 15 de abril, pela manhã;
  • Reunião dos Regionais: 15 de abril, à tarde;
  • Entrevistas coletivas: todos os dias, às 13h

Reze pelos bispos e pela 58ª AGCNBB:

Organize sua comunidade e promova um momento de oração por esta assembleia, observando os cuidados e exigências médico-sanitárias quanto à proteção do novo coronavírus. Você pode compartilhar a sua oração com a hashtag: #58ªAGCNBB.

 Fonte: CNBB

COMENTÁRIOS